Capítulo 3 - Karl Marx - O Capital.

Karl Marx - (1818 - 1883)


Fichamento 
Cap. 3 - O dinheiro ou a circulação de mercadorias.

O ouro tem a função de fornecer ao mundo das mercadorias a expressão de seus valores de modo comparável de maneira qualitativa e quantitativa. Desta forma o ouro funciona como medida universal dos valores.
(observação: Hoje o ouro não é mais utilizado como medida de  troca, mas é importante estudar para entender o processo de criação e desenvolvimento do capital nos dias de hoje)
O dinheiro como medida de valor, é a forma necessária de manifestação da medida imanente de valor das mercadorias: O tempo de trabalho.
Por exemplo, o valor, isto é, a quantidade de trabalho humano que por exemplo está contida em 1 tonelada de ferro, é expresso numa quantidade representada da mercadoria-dinheiro que contém a mesma quantidade de trabalho.
Além disso, o ouro é utilizado como meio para comparar mercadorias distintas, o ouro é uma unidade de medida.
Como medida dos valores e padrão dos preços, o ouro desempenha 2 papéis completamente distintos:
Ele é medida de valor por ser a encarnação do trabalho social humano e padrão dos preços por ser um peso metálico estipulado.
Como medida de valor, o ouro, transforma as diversas mercadorias em preços, em quantidades representadas de ouro.
Como padrão de preços ele mede essas quantidades de ouro. independente do peso da moeda de ouro, ele mantém o seu papel.

2. O meio de circulação.
a) A metamorfose das mercadorias.
As mercadorias possuem valor de uso e valor de troca.
o valor de uso das mercadorias, dos objetos é analisado ao se comparar a utilidade de uma mercadoria com as demais em um circulo de suas figuras reais de uso.
O valor de troca, diferente, não compara uma mercadoria com outra mercadoria (conforme teoria proposta por David Ricardo), o valor de troca compara o preço que uma mercadoria apresenta diferente ou semelhante das demais, mas sem levar necessariamente em conta a sua utilidade.
A metamorfose das mercadoria ocorre no momento da troca de mercadoria por dinheiro e de dinheiro por mercadoria. A unidade dos dois atos, vender para comprar e comprar para vender.
o processo de troca das mercadorias no entanto ocorre da seguinte maneira.

M-D-M

Nessa relação extingue-se o processo M-M.
O primeiro salto da mercadoria (M-D) é a transformação, troca de mercadoria por dinheiro (ouro).
(D-M) é o ato de através do dinheiro adquirido, a compra, troca por outra mercadoria.
Contudo, nem sempre esse salto da certo, mas não é a mercadoria que se "esburracha", mas o seu possuidor.
A divisão social do trabalho torna seu trabalho tão unilateral quanto multilaterais suas necessidades. Por isso, seu produto serve apenas de valor de troca, mas ele só obtém o dinheiro através do consumo por outras pessoas de seu produto.
Para adquirir o dinheiro, a mercadoria precisa ter valor de uso para aquele que está disposto a comprá-la.
Esse sistema de trocas no entanto cria uma interdependencia dos individuos para produzirem os produtos e outros para consumirem.
É importante ressaltar que todo processo (M-D) também é de (D-M), trata-se de um processo bilateral: do polo do possuidor da mercadoria é venda; do polo do consumidor, possuidor do dinheiro é a compra.
No entanto não é automático o processo de que uma pessoa ao vender uma mercadoria rapidamente com o ouro, dinheiro adquirido, faça a compra de outro produto.
Como mediador da circulação de mercadorias o dinheiro exerce a função de meio de circulação.
uma mercadoria, ao sofrer sua primeira mudança de forma, sai de circulação. Diferente o dinheiro mantém o seu mesmo papel como meio de circulação.
A velocidade das relações de troca e venda de mercadorias pode alterar o volume de mercadorias na relações de compra e venda como também de dinheiro.
Quanto mais compras, maior será a velocidade das relações de troca, assim, como o inverso.
Além disso, o aumento no preço dos produtos também pode fazer com que o fluxo de moeda seja alterado.

c) A moeda. O signo do valor.
O peso metálico das fichas, moedas de um país são determinadas arbitrariamente por lei dos Estados.
Deste modo sua função como moeda se torna na prátic, totalmente independente de seu peso. Assim, a existência do ouro como moeda se torna na prática, totalmente independente de seu peso, de seu valor.
Coisas relativamente sem valor, como notas de papel podem portanto, funcionar como moeda em seu lugar.

Entesouramento.
Nem toda moeda ao ser trocada por alguma mercadoria retorna de imediato ao processo de circulação. Com isso, o dinheiro se petrifica em tesouro e o vendedor de mercadorias se torna um entesourador.
O dinheiro é desprovido de limites, o impulso para o seu entesouramento é desprovido de limites.
o dinheiro é o representante universal da riqueza material pois pode ser convertido em qualquer mercadoria.
Por este motivo é necessário que a quantidade de moeda em um país seja maior do que o necessário para a compra, troca cotidiana de mercadorias.

Meio de pagamento - Dinheiro de crédito, comprar sem a moeda.
O dinheiro funciona, primeiramente como medida de valor na determinação do preço da mercadoria vendida. Seu preço é determinado por contrato que mede a obrigação do comprados de quanto ele deve de pagar e o preço de seu pagamento.
É apenas no vencimento do prazo do pagamento que a mercadoria passa das mão dos vendedor para o consumidor.
O dinheiro finaliza o processo de conversão da mercadoria em dinheiro. Antigamente haviam disputas por objetos, mercadorias, hoje a disputa é por dinheiro.
O desenvolvimento do dinheiro como meio de pagamento tornou necessária a acumulação de dinheiro para a compensação das divídas nos prazos de vencimento.

c) O dinheiro mundial.
Ao deixar a esfera de circulação interna, o dinheiro de despe de suas formas locais de padrão de medida dos preços de moeda, de moeda simbólica e símbolo de valor, e retorna à sua forma original de barra de metal precioso (ouro).
Somente no mercado mundial o dinheiro funciona plenamente como a mercadoria cuja forma natural é, ao mesmo tempo a forma imediatamente social de efetivação do trabalho humano.
Na esfera interna de circulação de um país, apenas uma mercadoria, um tipo de moeda pode servir como meio de circulação (ou prata, ou ouro), no mercado mundial, os dois meios podem ser utilizados.
o dinheiro mundial é importante pela sua função como meio de pagamento e ajuste das balanças comerciais.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 5 - Karl Marx - O Capital

Capítulo 4 - Karl Marx - O Capital

Capítulo 8 - Karl Marx - O Capital