Capítulo 10 - O Capital - Karl Marx

Karl Marx (1818 - 1883)

Fichamento
Cap. 10 - O conceito de mais valor relativo.

A parte da jornada de trabalho que produz apenas um equivalente do valor da força de trabalho pago pelo capital foi tratada até este momento, segundo o raciocínio apresentado nos capítulos anteriores, como uma grandeza constante, o que de fato ela é, sob dadas condições de produção e num dado grau de desenvolvimento econômico da sociedade.
Além do trabalho necessário para a produção do valor para a sua sobrevivência, o  trabalhador pode trabalhar 2, 3, 4, 5 ...10 horas  a mais. A taxa de mais-valor depende do tamanho do prolongamento dessa jornada de trabalho.
Para aumentar a taxa de lucro, um capitalista necessita aumentar a eficiência de seus trabalhadores responsáveis pela produção dos produtos da companhia. No entanto existem dois modos de se fazer isso.
1) aumentando a jornada de trabalho. Por exemplo, antes os trabalhadores tinham 8 horas de trabalho e passam a trabalhar 10 horas, sendo que eram necessárias 6 horas por dia para se produzir o valor dos salários. Com isso, a taxa de mais valor criado para o capitalista aumenta.

8 horas -   a_______________b____c
10 horas - a_______________b_________c
a-c = tempo total de trabalho.
a-b = tempo de trabalho necessário para a produção da própria remuneração
b-c = tempo de trabalho necessário para a produção do lucro do capitalista. (Mais valor)

2) Alterações no processo de produção com novas máquinas e ferramentas. Com novas máquinas, ferramentas e meios produtivos, técnicas de produção, um capitalista pode melhorar a sua produtividade fazendo com que seja diminuído o tempo necessário para que os seus funcionários produzam o montante necessário para os seus salários, que como consequência faz com que aumente a produção, mas chegando até a possibilitar a demissão de funcionários mantendo a mesma produtividade antecedente, ou até a diminuição da carga horária com diminuição nos salários dos trabalhadores,.

8 horas -   a_______________b____c
6 horas -   a__________b____c 

" O valor  da força de trabalho, isto é, o tempo de trabalho requerido para a sua produção, determina o tempo de trabalho necessário para a reprodução de seu valor."
Com a alteração nos meios de produção a medida de aumentar o tempo de trabalho necessário para que o operário fique na empresa pode ser descartada. As mudanças nos meios de produção possibilitam que seja encurtado a jornada dos trabalhadores.
Não podemos esquecer que o valor de uma mercadoria não é determinado apenas pela quantidade de trabalho que lhe confere a sua última forma, mas também pela massa de trabalho contida em seus meios de produção e insumos.
A queda no valor da força de trabalho também é causada por um aumento na força produtiva do trabalho e por um barateamento das mercadorias naquelas indústrias que  fornecem os elementos materiais do capital constante (insumos e manutenção de ferramentas e equipamentos),
observação: Isso mostra que o problema do capitalismo, não são as máquinas que tiram os empregos dos trabalhadores, mas o modo como é feita a distribuição das riquezas pelo funcionamento dos meios de produção. 

O valor efetivo de uma mercadoria não é seu valor individual, mas seu valor social, isto é, ele não é medido pelo tempo de trabalho que ela de fato custa ao produtor em cada caso singular, mas pelo tempo de trabalho socialmente requerido para a sua produção. 
"O desenvolvimento da força produtiva do trabalho no interior da produção capitalista visa encurtar a parte da jornada de trabalho que  o trabalhador tem de trabalhar para si mesmo precisamente para prolongar a parte da jornada de trabalho durante a qual ele pode trabalhar gratuitamente para o capitalista." 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 5 - Karl Marx - O Capital

Capítulo 4 - Karl Marx - O Capital

Graham T. Allison - Modelos Conceituais.