Capitulo 6 - Karl Marx - O Capital

Karl Marx - (1818 - 1883)

Cap. 6 - Capital constante e capital variável.

Os diferentes fatores do processo de trabalho participam de diferentes modos na formação do valor dos produtos.
o trabalho adiciona valor aos objetos em cada faze do processo de produção. Quanto mais complexo um produto e ele tiver que passar por mais fazes do processo de produção, maior será o seu valor.
O trabalhador no entanto, não trabalha duas vezes ao mesmo tempo. Através do uso de ferramentas e máquinas, a produtividade de um trabalhador aumenta. Com o passar dos anos, ao longo da história houve um desenvolvimento de técnicas de produção e máquinas que possibilitaram um aumento na produtividade com o mesmo gasto de tempo, ou menor que no passado.
Antes para se costurar 30 camisetas se demorava um mês, hoje com o desenvolvimento dos meios de produção 30 camisetas se produz em um dia ou menos com o uso de máquinas. Isso possibilitou que as camisas se tornassem mais baratas.
"Quanto mais tempo de trabalho necessário é incorporado na mesma quantidade de algodão durante a fiação, maior é o valor adicionado de algodão, porém quanto mais fibras de algodão são fiadas no mesmo tempo de trabalho, maior é o valor antigo conservado no produto."
O processo de trabalho pode durar além do necessário para reproduzir e incorporar no objeto de trabalho um mero equivalente do valor da força de trabalho.
Os gastos nos meios de produção e insumos podem ser chamados de capital constante, afinal sem eles não ha como produzir.
Os salários e remunerações dos operários, Marx chama de capital variável.
Os gastos de materiais para se produzir a mesma mercadoria, em quantidade e manutenção das máquinas e equipamentos de produção, sempre serão os mesmos, por isso são chamados de Capital constante.
No entanto, o tempo necessário que o trabalhador terá de gastar para produzir a mercadoria pode alterar.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 5 - Karl Marx - O Capital

Capítulo 4 - Karl Marx - O Capital

Capítulo 8 - Karl Marx - O Capital