Postagens na internet.



O que você posta no computador pode se tornar uma arma contra você mesmo.


Critica e Exposição

Dia 22 de Dezembro de 2013 li uma postagem no site do facebook de um colega meu, a qual me chamou bastante atenção.

#RACISMO Comentário racista no Twitter custa emprego de alta executiva

A diretora de comunicação da InterActive Corp (IAC) - proprietária de sites como match.com, Meetic, Vimeo e The Daily Beast -, Justine Sacco, foi demitida neste fim de semana, depois de ter feito piada no Twitter com as vítimas da Aids na África.

“Indo para a África. Espero não contrair Aids. Brincadeira. Sou branca!”, publicou Justine na última sexta-feira, antes de embarcar para a África do Sul. A mensagem, lida apenas por seus seguidores, então 200, foi encaminhada para um funcionário do site Buzzfeed.com, que lhe deu maior divulgação, segundo a imprensa americana.

Ao desembarcar, Justine apagou a mensagem e sua conta no Twitter, mas o estrago já estava feito, e o comentário virou alvo de chacota e insultos nas redes sociais, tornando a hashtag #JustineSacco uma das mais discutidas no Twitter. Mesmo após a demissão, a gafe da executiva continuava sendo comentada nas redes. Neste domingo, o domínio justinesacco.com redirecionava o internauta a um site de doações para a luta contra a Aids na África.

“O comentário ofensivo não reflete a visão, nem os valores, da IAC”, assinalou a empresa. “Tratamos este assunto com muita seriedade, e tomamos medidas junto à funcionária envolvida. Não há justificativa para o comentário publicado, que condenamos com firmeza.”

Justine desculpou-se neste domingo, em um comunicado citado pela ABC News: “Palavras não podem expressar o quanto me arrependo e o quanto é necessário para mim pedir desculpas ao povo sul-africano, que ofendi com uma mensagem desnecessária e insensível”. A executiva lembrou que nasceu na África do Sul.

“Existe uma grave crise por causa da Aids neste país. Infelizmente, é muito fácil falar com leviandade sobre uma epidemia que nunca foi enfrentada diretamente”, assinalou. “Por ser insensível a essa crise - que não discrimina por raça, gênero ou orientação sexual, e sim nos aterroriza de forma uniforme -, e por milhões de pessoas que vivem com o vírus, sinto vergonha”, concluiu.
http://www.independent.co.uk/news/pr-executive-justine-sacco-apologises-after-losing-job-over-racist-aids-joke-provoked-hasjustinelandedyet-twitter-storm-9020809.html





Após ler a postagem acima observei o seguinte “comentário infeliz” embaixo do texto, na caixa de comentários, mas que prefiro não citar o seu autor para evitar mais confusão:

Num pega AIDS não! Essa bicha é tão escrota/ridícula que até o vírus foge dela!

Ao ler esta frase fiquei indignado, só porque a Justine Sacco fez este tipo de comentário quer dizer que ela é bicha? Ao invés do comentário deste usuário de redes sociais servir como um apoio contra o preconceito, apenas colocou outro tipo de preconceito em questão. Isso me fez realmente parar para pensar. Às vezes falamos ou postamos mensagens que por mais que não tenha um malicioso propósito, pode manchar a nossa imagem pública e de forma crítica!

Da mesma forma que a Justine Sacco fez um comentário infeliz que a fez perder o emprego segundo o texto da postagem compartilhada pelo meu colega, será que o infeliz comentário realizado sobre a Justine Sacco não pode gerar um efeito semelhante?

Este fato não é novo. Com o aumento do acesso das pessoas nas redes sociais como um passatempo, muitas vezes os indivíduos não pensam sobre os efeitos que uma mensagem postada pode exercer na sua vida.

Caso tivesse hoje que contratar a garota que postou a mensagem que citei acima, certamente iria apaga-la da minha lista de futuros contratados na primeira faze do processo seletivo.

Os meios de comunicação com o avanço na internet podem ajudar a propagar informações cada vez mais rápidas, e facilitar a comunicação entre os indivíduos, mas também aumentam a nossa exposição pública.

Por essa causa, isso faz com que tenhamos de ter mais cuidado e atenção com a imagem a qual queremos deixar em público.

Concluindo, às vezes a escrita de uma palavra pode causar mais efeitos do que o seu simples papel de meio de comunicação.


Obs: (Não estou defendendo a Justine Sacco por seu infeliz comentário. Meu objetivo nessa postagem é fazer uma análise sobre os possíveis efeitos que as mensagens escritas nos sites de relacionamento podem causar em nossas vidas).






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 5 - Karl Marx - O Capital

Capítulo 4 - Karl Marx - O Capital

Capítulo 8 - Karl Marx - O Capital