Novas energias
A utilização da energia eólica colabora em vários fatores. diminui a dependência de alguns Estados com relação a outros por existirem ventos fortes em quase todos os países, diminui a emissão de poluentes na atmosfera colaborando desta forma com o meio ambiente.
Apesar disso ainda existem algumas barreiras e dúvidas com relação as novas fontes de energia como mostra o jornal. Na questão burocrática no Vietnã não existem subsídios para a criação de usinas de energia eólica e isso faz com que o país tenha de comprar de forma recorrente carvão da China para fazer com que as suas usinas de energia poluentes funcionem. Além disso outro entrave nesta questão é a falta de conhecimento nessa área dos Vietnamitas.
Mesmo com esta situação existem grupos tentando alterar este quadro a fim de estimular a produção de energias menos poluentes no Vietnã.
Vários professores alemães estão indo para o Vietnã ensinar aos Vietnamitas o funcionamento das usinas de energia eólica e dando treinamento para aqueles indivíduos com menor nível de ensino para saber como as usinas funcionam e como atuar para que ocorra um bom funcionamento destas.
Ultimamente no Brasil, os meios de comunicação tem dado enfoque apenas para a questão do Petróleo, após o descobrimento do famoso Pré-Sal, e diferentes formas de energia menos poluente como o Álcool, energia solar, eólica, entre outros, tem tido menor atenção e sido debatidas como solução para os problemas nacionais.
O Brasil assim como o Vietnã, possui um sistema burocrático que dificulta o desenvolvimento das fontes de energia renováveis, sendo que estes possuem uma enorme Costa que apresenta fortes ventos constantemente mas que é pouco aproveitada, e Sol o ano todo.
A energia, política e economia hoje são fatores totalmente interconectados e dependentes um do outro, mas que possuem entraves político e econômicos tanto internamente como externamente dos Estados.
videos para aproveitar o dia.
http://www.youtube.com/watch?v=_1JMAIzC5eg
http://www.dw.de/energia-e%C3%B3lica-no-vietn%C3%A3/a-16383599
Comentários
Postar um comentário