Análise das transformações das forças sociais, Estados e Ordem Mundial.
MATEUS GRANADA RIBEIRO
O Canadense Robert
W. Cox professor e doutor formado em ciência política e história, em seu texto
“Social forces, states and world orders:
beyond international relations theory” realiza uma análise sobre diferentes
métodos de política internacional Neo-realistas, Marxistas (tanto histórico
como estrutural), apresentando suas características que fazem com que parte
destas análises sejam abstratas e que caso elas continuem a serem defendidas no
mundo acadêmico e político apenas os interesses de pequenos grupos serão
concretizados.
Sua análise apesar de ser bastante parecida com a de Karl
Marx (de propagação do internacionalismo do comunismo) o autor não pressupõe
que o Comunismo seria a maneira para solucionar os problemas decorrentes das
transformações dos meios de produção e exploração dos países subdesenvolvidos e
seus habitantes, mas defende a união de Estados subdesenvolvidos para que as
barreiras impostas pelos países desenvolvidos que possuem o domínio dos meios
de produção sejam bloqueadas e as sociedades subdesenvolvidas também possam se
desenvolver economicamente e socialmente.
Cox, em seu texto
demonstra que uma abordagem teórica, como a que ele pretende fazer, deve se
pautar em aspectos práticos e que sejam nada mais do que a construção histórica
de fatos (principalmente, das relações sociais e humanas) que levaram o objeto
de estudo da Teoria Crítica ao que
ele é hoje, ou seja, que todo processo historicamente construído deve ser
analisado com suas peculiaridades, não somente a realidade como um todo. Esse
método de análise se encaixa perfeitamente nas Relações Internacionais, que
segundo o autor, é uma área de estudo que envolve atores tanto estatais como
não-estatais em constantes relações que, por sua vez, definirão a paz e a
guerra, em dados momentos. Cox também informa que a Teoria de Relações
Internacionais atual, ao contrário da tradicional, não mais separa a sociedade
civil do Estado em esferas distintas, as quais são fatores imprescindíveis para
entender o campo das RI. Porém, os conceitos abordados nessas duas esferas são
puramente analíticos e muito vagamente e imprecisamente indicativos de
distintas esferas de atividade. Desta maneira, informa ainda, que um grupo
liderado por Imanuel Wallerstein e inspirado por Braudel propôs uma teoria dos
sistemas-mundo definida essencialmente em termos de relações sociais, a qual
Cox passa a analisar com foco nas relações de mudança de exploração entre um
centro desenvolvido e uma periferia subdesenvolvida, para a qual correspondem
diferentes formas de controle do trabalho. Apesar da ênfase nesse
sistema-mundo, Cox informa que tal teoria tem sido criticada por duas razões:
1) Primeiro pela sua tendência
de subvalorizar o Estado, por considerá-lo como meramente derivado de sua
posição no sistema mundial
2) Segunda por seu papel na
preservação do sistema. Ao longo do texto, o autor apresenta as funções da Teoria
Critica, que possui dois propósitos diferentes:
Ser
uma espécie de bússola para guiar na resolução de problemas causados dentre de
uma perspectiva particular, e se tornar claramente aceita para teorizar, e,
assim, se tornar uma nova via de maior aceitação para um mundo alternativo.
A partir destas
constatações, ele chega ao conceito geral do que seria uma boa teoria para a resolução
de problemas, que seria aquela capaz de fazer das relações entre instituições
um trabalho facilmente arquitetado com as fontes particulares, centrais do
problema. Portanto, o segundo propósito, que é o mais importante, que é
diferente da teoria de resolver o problema, uma vez que ela não toma
instituições e relações de poder sociais, mas as chama para dentro da questão
por considerar elas mesmas com suas origens e como e onde elas deveriam se
situar dentro do processo de mudança.
Desta maneira, o
autor conclui que a Teoria Crítica é a teoria da história no sentido de ser
concebida não apenas com o passado, mas com um processo contínuo de mudanças e
que, apesar de não estar “interessada” com o problema do mundo real, ela contém
um elemento utópico. Isso se fundamenta na explicação de Robert. W. Cox de que,
ao contrário da teoria de resolver problema (que busca sustentar a ordem
atual), a teoria crítica busca levar a uma ordem alternativa. E com os eventos
da década de 1970 (que trouxeram abalos na estrutura de poder vigente daquele
período), a teoria crítica teve uma grande oportunidade para ganhar espaço nos
debates políticos e acadêmicos.
O autor, nas
seções Realismo, Marxismo realiza uma abordagem para uma Teoria Crítica da
ordem mundial, explica sobre a transformação do realismo para o neorrealismo e
de como o Marxismo e a teoria Critica que é a teoria que ele defende em seu
texto, este último se tornou uma teoria de resolução de problemas, contudo com
diversos problemas em sua análise. O neorrealismo procurou fornecer uma visão
naturalizada da realidade pela natureza humana (Hobbes), natureza dos Estados e
natureza do sistema de Estado (balança de poder). Com isso, os neorrealistas
não se utilizam da História para fornecer alternativas, e sim meios para perpetuar
a ordem mundial (o anarquismo do sistema internacional).
Diferente para o
Marxismo, Cox nos apresenta perspectivas melhores para a teoria crítica, entretanto
ele alerta sobre a existência de duas linhas de raciocínio marxista:
1) O materialismo histórico: que busca explicar, bem como promover, mudanças nas relações sociais, encabeçado por Eric Hobsbawm e Gramsci.
2) O marxismo estrutural: o qual analisa o Estado e a sociedade capitalista, resgatando seu passado no conhecimento histórico em favor de uma conceituação mais abstrata e estática do modo de produção. Seus representantes são Althusser e Poulantzas.
1) O materialismo histórico: que busca explicar, bem como promover, mudanças nas relações sociais, encabeçado por Eric Hobsbawm e Gramsci.
2) O marxismo estrutural: o qual analisa o Estado e a sociedade capitalista, resgatando seu passado no conhecimento histórico em favor de uma conceituação mais abstrata e estática do modo de produção. Seus representantes são Althusser e Poulantzas.
Para Cox, o
marxismo estrutural está mais próximo do neorrealismo, como uma teoria de busca
por resolução do problema, por que apresenta algumas características
semelhantes como o fato de não levar em conta características históricas, uma
questão a qual Cox considera essencial, pois caso não sejam levados em conta as
mudanças e eventos históricos, a análise não leva a uma aplicabilidade prática
para problemas concretos. Já o primeiro (materialismo histórico), o autor
informa que é uma fonte melhor de teoria crítica e que ele corrige o
neorrealismo em quatro pontos específicos:
1) Dialético: Ele observa no
conflito o processo de uma reapresentação contínua da natureza humana e a
criação de novas maneiras de relações sociais que mudam as regras do jogos
2) Foca o imperialismo, cuja
dimensão é a dominação e subordinação da metrópole sobre a colônia, centro
sobre a periferia, em uma economia política mundial.
3) A relação entre Estado e
sociedade civil, considera sociedades e Estados complexos como entidades constituídas
de uma ordem mundial.
4) Materialismo histórico se
concentra no processo de produção como elemento crítico na explicação da forma histórica
de um Estado mobilizar ou não sua política externa através de uma relação de
poder entre os operários e os capitalistas que controlam os meios e tarefas de
produção.
A partir destas observações é
possível perceber algumas particularidades da Teoria Crítica:
1) Ela começa com uma apreciação histórica da experiência humana (estrutura) que dá origem à necessidade de uma teoria;
2) Está consciente da sua própria relatividade e torna-se menos do que a resolução de problemas relativos.
1) Ela começa com uma apreciação histórica da experiência humana (estrutura) que dá origem à necessidade de uma teoria;
2) Está consciente da sua própria relatividade e torna-se menos do que a resolução de problemas relativos.
3) Na mudança de longa
duração do quadro de ação, busca compreender essa mudança.
4) Esse quadro tem a forma de uma estrutura histórica, uma combinação específica de pensamento, material condicional humano e instituições. Essas estruturas não determinam ações do povo, mas o contexto de hábito, expectativas e constrangimentos dentro do qual se realiza a ação.
4) Esse quadro tem a forma de uma estrutura histórica, uma combinação específica de pensamento, material condicional humano e instituições. Essas estruturas não determinam ações do povo, mas o contexto de hábito, expectativas e constrangimentos dentro do qual se realiza a ação.
5) O quadro ou estrutura
dentro do qual se realiza a ação é para ser visto a partir do exterior em
termos de conflitos que surgem dentro dele, e abrir a possibilidade da sua
transformação.
Porém, em
esqueletos para ações estruturais históricas, o autor informa que indivíduos e
grupos podem deslocar-se com as pressões, resistir e opô-las, mas não podem
ignorá-las, e que há três categorias de forças (expressas como potenciais) que
interagem numa estrutura as quais são: Capacidades materiais (recursos que
foram acumulados); ideias (imagens coletivas sobre a ordem mundial) e
instituições que seriam a combinação destes.
O conceito de hegemonia, no
entanto, faz-se imprescindível para demonstrar que há uma estreita relação
entre ela e as instituições, uma vez que as últimas podem se tornar a “âncora”
para uma estratégia hegemônica desde que se prestem com diversos interesses e
com a universalização da política. Porém, Cox informa que a hegemonia não pode
ser reduzida a uma dimensão institucional e que as instituições podem ser uma
manifestação de hegemonia, mas não podem ser consideradas como idênticas à
hegemonia.
Em Hegemonia e ordem mundial, o professor afirma que a hegemonia se baseia em um conjunto coerente entre uma configuração ou ajuste do poder material, onde prevalece o objetivo da imagem coletiva do mundo e onde um conjunto de instituições administram a ordem mundial com uma certa aparência de universalidade. Por isso, ele também afirma que a estabilidade da ordem internacional pode ser entendida se o conceito de hegemonia (como um ajuste entre potências, ideias e instituições) também for entendido. O autor, neste ponto, demonstra de que forma o modo dominante de produção é sustentado a nível global.
Em Hegemonia e ordem mundial, o professor afirma que a hegemonia se baseia em um conjunto coerente entre uma configuração ou ajuste do poder material, onde prevalece o objetivo da imagem coletiva do mundo e onde um conjunto de instituições administram a ordem mundial com uma certa aparência de universalidade. Por isso, ele também afirma que a estabilidade da ordem internacional pode ser entendida se o conceito de hegemonia (como um ajuste entre potências, ideias e instituições) também for entendido. O autor, neste ponto, demonstra de que forma o modo dominante de produção é sustentado a nível global.
Interligada à
questão da hegemonia, está a de internacionalização do Estado. Essa internacionalização
seria a forma encontrada pelos Estados para, através da quebra de fronteiras
(em suas várias acepções, sobretudo a comercial), manterem sua hegemonia tanto
política, diplomática e de suas empresas nacionais que controlam os meios de
produção e tecnologias.
Nesta explicação,
Cox utiliza como exemplos a Pax americana e das Instituições de Bretton Woods
(Banco Mundial, FMI etc.), além da OCDE (Organização para a Cooperação e
Desenvolvimento Econômico), como também a questão da internacionalização da
produção.
A internacionalização
da produção está associada à internacionalização do Estado que busca integrar
processos de produção em uma escala internacional e com diversas fases de um
processo único entre e para diferentes países.
Essa
internacionalização da produção gera uma relação entre a produção internacional
e a estrutura de classe. As barreiras nacionalistas caem, formando, assim, uma
única classe: a classe mundial. Ela se torna objeto de políticas de órgãos –
aqui já mencionados – para manter a hegemonia e a estabilidade da ordem
mundial.
Na penúltima
parte, estruturas do Estado e perspectivas da ordem mundial, o autor apresenta
as forças sociais como fatores essenciais para a concepção de uma mudança na
ordem mundial. Para isso, segundo Cox, é preciso pensar no futuro sob o ponto
de vista de uma teoria crítica de acordo com as seguintes perspectivas:
1) A perspectiva de uma nova
hegemonia que se baseia na estrutura global de poder social gerada pela internacionalização
da produção.
2) Uma estrutura de poder
não-hegemônico mundial de centros conflitantes.
3) Desenvolvimento de uma contra
hegemonia baseada numa união contra a dominação do centro pelos países de
Terceiro Mundo em busca de um desenvolvimento autônomo dos países periféricos e
o fim do relacionamento centro-periferia.
Tendo em vista
essas perspectivas, a solução apresentada por Cox para que essa mudança na
ordem mundial seja alcançada dependerá mais da atuação dos países periféricos
do que dos centrais, uma vez que os Estados subdesenvolvidos constituem a
hegemonia, a qual instituições colaboram com sua manutenção.
Seguindo esse
raciocínio de Cox, essa mudança só será possível via ação social (das
sociedades civis) e não de instituições internacionais. A chave para alterar o
sistema de dominação e subordinação entre Estados, empresas e trabalhadores,
não estaria nas relações sociais internacionais, mas sim nas relações sociais
nacionais.
O autor no
entanto apresenta uma visão parecida com a de Marx de que todos os
trabalhadores deveriam de se unir para alterar todo o processo de exploração e
acumulo de riquezas devido ao processo de produção capitalista e de exploração
do trabalho.
A análise do
autor é bastante interessante, pois na atualidade os meios de produção,
tecnologias estão concentradas nas mãos de poucas empresas que detém tanto o
controle dos fluxos de capital como dos meios de produção, o que torna os
países subdesenvolvidos e de terceiro mundo dependentes da boa vontade das
políticas adotadas pelos Estados desenvolvidos de realizarem (ou não)
investimentos no exterior.
Para que estes
investimentos ocorram, várias questões são levadas em conta, como o nível de interferências
dos Estados em questões como legislação trabalhista, abono de impostos,
estímulos comerciais, fatores que mesmo que possam atrair empresas estrangeiras,
gera uma exploração desenfreada de trabalhadores não apenas nacional, mas
também internacional conforme explicado tanto por Cox como por Ha-Joon Chang em
sua obra O mito do livre comércio e dos
maus Samaritanos.
Segundo Chang, o livre comércio, sempre
foi uma imposição dos países neoliberais, não uma livre escolha dos países mais
fracos (atualmente subdesenvolvidos), com o desenvolvimento tecnológico houve
um crescimento das relações entre os Estados na área comercial, mas que não
foram por causa do desenvolvimento tecnológico, como afirmam vários
pesquisadores, que houve um aumento nas relações
entre os Estados, foi à própria boa vontade política de seus governantes.
O livre
comércio dificulta o desenvolvimento produtivo e tecnológico dos países
subdesenvolvidos, causando uma dependência desses países com outros Estados. O
México, por exemplo, segundo Chang, apesar de ter aumentado suas relações
comerciais com os Estados Unidos, a sua participação no NAFTA, também trouxe
problemas para o país. Vários trabalhadores foram demitidos por causa da
dificuldade de empresas Mexicanas disputarem o mercado nacional e internacional
com as Empresas dos Estados Unidos e do Canadá que possuíam um maior desenvolvimento
tecnológico e produtivo.
O Livre
comércio, uma teoria defendida pelos Neoliberais, apenas beneficia os países
desenvolvidos, pois colabora para a manutenção do Status-Quo. O livre comércio
faz com que os países pouco desenvolvidos, se especializem apenas em setores de
baixo crescimento e de produtividade (chinelos, roupas, caixas de papelão,
etc.). A prática do livre comércio apenas diminui a liberdade dos países em
desenvolvimento praticantes. O Livre comércio beneficia apenas os países já
desenvolvidos economicamente e tecnologicamente.
Apesar dos
problemas já citados, que o livre comércio pode causar, o livre comércio também
pode colaborar no desenvolvimento, mas para isso são necessárias algumas
condições.
A Coréia do
Norte era mais rica do que a Coréia do Sul, mas com o passar dos anos a
situação mudou drasticamente. A Coréia do Sul, ao intensificar as suas relações
comerciais com o resto do mundo, absorveu tecnologias as quais foram utilizadas
para o desenvolvimento interno do país. Para que ocorra essa recepção
tecnológica, ou os países subdesenvolvidos compram, e para isso seriam
necessários dólares, ou então através de presente de auxilio externo. Mas para
isso é necessária a realização do comércio externo. Sem o comércio haverá pouco desenvolvimento tecnológico e econômico.
Apesar disso, a Coréia mostra que para ter uma participação ativa, não é
preciso ter um livre comércio aplicado. Foi preciso um mix de práticas de livre
comércio e protecionismo em alguns setores. Isto faz parte da história de todos
os países atualmente ricos. A proteção não é uma garantia para que ocorra o
desenvolvimento, apesar disso, sem práticas protecionistas, se torna mais
difícil ainda o desenvolvimento de um Estado. O comércio internacional pode
ajudar no desenvolvimento, mas não é o melhor caminho para o desenvolvimento
econômico. É preciso uma junção de práticas liberais e protecionistas para o
desenvolvimento de Estados subdesenvolvidos.
O Brasil é um estado o qual devido a sua história serve
como um modelo para reforçar tanto a tese de Cox, como as observações de Chang
na necessidade de um maior entrosamento dos trabalhadores principalmente dos
países subdesenvolvidos, como na questão de que apesar de serem necessárias
mudanças no sistema de exploração dos mercados, a presença de empresas dos
países desenvolvidos nos países subdesenvolvidos também não pode ser
desprezada.
O Brasil de 1930 à 1980 apresentou os cinquenta anos de
maiores transformações nos mais diversos aspectos, econômico, produtivo,
social, trabalhista e geográfico. A partir de 1930 com o controle do estado nas
mãos de Getúlio Vargas o Estado passou a ter uma participação importantíssima
na criação de metas e na promoção de projetos de desenvolvimento de forma que
até então o país não tinha presenciado.
Nos governos seguintes, mesmo durante o governo militar,
vários projetos de desenvolvimento foram criados que alteraram completamente o
status produtivo e econômico do Brasil, acreditava-se na época que o Brasil
estava no caminho de se tornar um país desenvolvido.
No entanto, apesar do país ter apresentado (mesmo com
flutuações de nível de crescimento do PIB) enormes crescimentos econômicos, em
alguns momentos foram adotadas medidas que privilegiavam empresas estrangeiras
de forma demasiada, enquanto projetos de promoção da sociedade em questões
sociais, de distribuição de renda e de promoção do desenvolvimento de empresas
de tecnologia nacional não foram tratados como prioridade.
Desta maneira, o Brasil apesar de hoje em pleno século 21
não ser considerado um país miserável, a partir de meados da década de 1970,
marcada por enormes transformações na economia e estrutura financeira
internacional, teve uma paralização em seus projetos de desenvolvimento
produtivo e econômico até então orquestrados pelos diferentes governos na busca
da promoção do país no âmbito internacional nos seus mais diferentes quesitos.
Várias das medidas adotadas não favoreciam a grande massa
de trabalhadores do país como por exemplo:
1 O não reajuste dos salários de acordo com a inflação,
mesmo que os lucros das empresas multinacionais fossem exorbitantes.
2 A adoção de leis que possibilitavam que caso alguma
empresa estrangeira decidisse sair do país poderia pagar suas dívidas em
Cruzeiros e ter a dívida externa assumida pelo Estado brasileiro.
Apenas estas
duas medidas mostram a existência de uma enorme disputa entre os países
subdesenvolvidos que até hoje existem e dificultam que a estrutura de
subordinação perante as grandes empresas multinacionais dominantes do mercado
internacional seja alterada.
Conclusão:
Robert. W. Cox em seu texto “Social forces, states and
world orders: beyond international relations theory”,
defende a necessidade de mudanças no raciocínio lógico na tomada de decisões
para que as barreiras impostas pelos países desenvolvidos junto do apoio de
organizações internacionais perante os países subdesenvolvidos, no quesito de
domínio dos meios de produção e tecnologias sejam bloqueados por meio de uma
união entre os Estados em desenvolvimento, não apenas dos governos mas
também das sociedades para que
finalmente possam ocorrer negociações que favoreçam os interesses de promoção
do conhecimento, economia e meios de produção que deixem de favorecer apenas
uma parcela pequena das sociedades do mundo todo, ou seja das elites.
Ha-Joon Chang, apesar de concordar
na necessidade de mudanças nas linhas de pensamento político por também
discordar explicitamente em sua obra dos discursos políticos e linhas de
raciocínio Neoliberais de que o livre comércio colabora com o desenvolvimento, não ignora que apesar do caráter exploratório
dos mercados dos países subdesenvolvidos que caso não fossem estes através das
relações de comércio, tato a Coréia do Sul, como o Brasil entre outros países
em desenvolvimento conforme apresentado por Belluzzo, os países
subdesenvolvidos não teriam tido o menor acesso aos novos meios de produção e
tecnologias.
Para que ocorram mudanças na
estrutura de funcionamento de exploração dos mercados de modo que as diferentes
sociedades do mundo todo sejam beneficiadas, certamente seria necessário uma
participação dos trabalhadores de forma conjunta, conforme também defendido por
Marx.
No entanto, essa
tarefa não é fácil, a estrutura de dominação e alienação no âmbito
internacional chegou a um ponto, que mesmo com o desenvolvimento de novos meios
de comunicação de massa independentes como a internet, linhas teóricas de raciocínio
são mantidas, mesmo que não sejam benéficas para os trabalhadores no âmbito
internacional.
Desta maneira é mantido um sistema
de dominação ideológica Neoliberal perante os indivíduos do mundo todo, mesmo
que estes não tenham o menor conhecimento ou ideia sobre o sistema de dominação
o qual estão inseridos de forma involuntária.
Acredito nas mudanças defendidas por
Cox, por mais que eu as considere bastante teóricas, afinal, durante a década
dos anos 2000 o Brasil teve um protagonismo internacional no qual a sua
política externa tinha como objetivo aumentar as suas relações com os demais
países subdesenvolvidos na busca da promoção do desenvolvimento tanto nacional
como de demais países subdesenvolvimentos principalmente participantes do BRICS
e América Latina.
No entanto, está tarefa de busca por mudanças na linha de raciocínio ao menos dos países subdesenvolvidos não é fácil, seria necessário que os mais diferentes trabalhadores ganhassem consciência de classe, para que os discursos de massa fossem alterados e a sociedade tivesse maior participação nas decisões de tomadas de iniciativas políticas que promovessem o desenvolvimento nacional nos seus mais diferentes quesitos sem deixar de atender os interesses da massa das sociedades.
Fontes:
ROBERT. W.COX, Social forces, States
and World Orders: beyond international relations theory.
HA-JOON
CHANG, O mito do livre comércio e Maus Samaritanos a história secreta do
capitalismo. Editora Campus.2008
LUIS. G. BELLUZZO, ALMEIDA, A
Crise da Dívida e suas repercussões sobre a economia brasileira Editora
FACAMP
Campinas
2016
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