A falha da análise política de polarização entre Direita ou Esquerda.



Todo sistema extremista seja de esquerda ou de direita não é bom. Os partidos dominantes da Noruega e da Suécia que surgiram em meados do século 19 por exemplo, eram e são de esquerda, mas seguem uma linha política democrática. Seus partidos não chegaram ao poder por meio do uso da força e de armas como na Rússia, e esta é a diferença entre o socialismo e o comunismo. O Comunismo prega a necessidade dos trabalhadores se unirem e tomarem dos capitalistas o controle dos Estados por meio da força, o Socialismo diferente, prega e segue alguns pontos de vista de Marx, mas acredita que os interesses dos trabalhadores podem ser conquistados e atendidos por meio Democrático e não apenas pelo uso da força ou geração de uma revolta popular.

Assim como existe uma diferença entre Socialismo e Comunismo, linhas políticas de direita como o Nazifascismo, O Nazismo, Ku Kux Clan, podem se dizer ideologias Nacional Socialistas de extrema direita, algumas de forma mais acentuada do que outras. Nacional Socialista é diferente de Socialista pelo termo sozinho, é importante ressaltar esta questão.

A Ideologia de direita pura prega a não participação dos Estados na Economia ou questões administrativas dos Estados na sua forma mais acentuada. No entanto, o próprio Nazismo, Ku Kux Clan, ainda assim apresentaram em sua pregações a necessidade da existência dos Estados tanto em questões econômicas, como politicas e isso é que gera uma enorme discussão sobre se estes grupos são de esquerda ou de direita.

Apesar de suas semelhanças ao menos no papel do Estado, é importante ressaltar que os grupos socio-econômicos-políticos da Ku Kux Clan, Nazismo, e Comunismo que criaram estes diferentes movimentos atendiam diferentes grupos de interesse.

O Nazismo surgiu em uma situação grave de crise econômica, política, alimentar e social que a Alemanha vivenciava após a primeira Guerra mundial, o país não tinha condições para pagar as enormes dividas criadas para com os países vencedores (especialmente a França), e ao mesmo tempo atender as necessidades de seu povo. Nestas condições as pessoas estavam totalmente dispostas a se juntarem a grupos fascistas indiferente da linhagem política pregada contanto que salvassem suas vidas. Conforme ocorreu na Alemanha, os Nazistas retomaram posse de terras perdidas coforme o prometido, criaram projetos de desenvolvimento naval e aéreo, criou-se novas vagas de trabalho, mas em seguida levou a sua sociedade as ruínas. Muitas pessoas que aderiram a este sistema fascista, não aderiram simplesmente porque concordavam com todas as políticas, mas porque necessitavam de ajuda para salvar tanto as suas vidas como a de seus familiares no pós primeira guerra.

O Comunismo pregado pela URSS, apesar de seu nome, ele entrou em ação diferente do Comunismo pregado por Marx. Segundo Marx para que o Comunismo fosse iniciado seria necessário que os trabalhadores ganhassem consciência de classe, tomassem conta dos Estados retirando a burguesia que só pena em seus próprios interesses e os trabalhadores passassem a tomar conta da sociedade alterando a forma de distribuição das riquezas produzidas pelas industrias tornando as sociedades mais igualitárias e mais justas. No entanto, mesmo a Rússia que se tornou um país de regime Comunista, não seguiu essa linha.

Os Soviéticos que retiraram o Czar e sua família do poder, não instauraram um sistema igualitário de distribuição de renda, de participação da sociedade nas decisões políticas, lindo, limpo e com cheiro de flores. O sistema de administração era centralizado, e a maioria da população da Rússia morava no Campo e não tinha muito conhecimento das transformações políticas que ocorriam naquele período em seus territórios. Os meios de comunicação eram extremamente lentos na propagação de informações o que limitava a formação de grupos de oposição (realmente trabalhistas) e que atendessem a todos, conforme pregado por Marx.
Além do mais, várias pessoas foram escravizadas durante o período da União Soviética para atender as necessidades energéticas e de sustento dos centros urbanos, o que desfigura e muito que este sistema político deva de ser seguido.
Talvez a busca inicial até fosse para atender aos interesses dos trabalhadores, mas no final o que foi instaurado na URSS foi uma ditadura.

A Ku kux Klan, surgiu em outras condições e por um grupo bastante diferente, a Ku kux Klan surgiu para atender aos interesses dos capitalistas, donos de terras principalmente da região Sul dos Estados Unidos, a ceita nada mais era do que uma reunião dos grupos conservadores que não queriam perder suas terras e privilégios até então garantidos de maneira legal por seus Estados. Vários escravos, e famílias de ex escravos, mesmo após o fim da escravidão nos EUA foram mortos e sacrificados de forma cruel pelos membros da Ku kux klan o que desfigura esse grupo também como um que deva ser seguido.

O Nacional Socialismo, apesar de seu nome não prega um sistema socialista e que atenda aos interesses dos trabalhadores, o Nacional Socialismo prega uma regionalização e preconceito contra grupos que sejam considerados contrários aos interesses do povo daquela região de acordo com os dogmas de seus pregadores, no entanto, podemos dizer que existem diversos grupos Nacional Socialistas, O Nazismo, assim como o Comunismo Soviético eu diria que podemos chamar de Nacional Socialistas, mas O Comunismo Soviético é bastante diferente do Comunismo proposto por Marx.

Os meios que a União Soviética implementou o Comunismo, e os interesses dos trabalhadores que segundo Marx seriam atendidos pelo sistema Comunista não foram alcançados, no entanto, a idealização Comunista de Marx é diferente da forma com que o governo da URSS assumiu o poder e o controle do estado e da sociedade.

O Comunismo até então praticado se mostrou ineficiente para atender aos interesses das sociedades e trazer uma organização econômica, política e social igualitária, mas da mesma forma, hoje o mundo Capitalista vive uma situação de crise política em todos os cantos do planeta, crise alimentar, social, educacional, sanitária, ou seja, vivemos em um sistema de produção e trabalho que não integra a maioria das pessoas de forma que consiga atender aos interesses mais básicos, o que mostra que esse sistema tão defendido (capitalista) também não é a melhor opção.

Todos estas ideologias e seguimentos apresentam e apresentaram falhas, o que nos mostra que essa análise de polarização política dos diferentes grupos políticos entre direita e esquerda é uma besteira.

Os partidos Socialistas da Noruega e da Suécia ao longo de sua história adotaram posições que nem sempre seguiam o mesmo raciocínio esquerdista de Marx, mas nunca chegaram ao ponto de exterminar a participação do Estado em políticas públicas de desenvolvimento e inclusão. O que mostra que apesar de seus nomes, os partidos destes países deixaram de seguir essa padronização de análise e discussão, se o que deve de ser adotado como política deve de ser de esquerda ou de direita. O que eles seguem é o desenvolvimento e nada mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 5 - Karl Marx - O Capital

Capítulo 4 - Karl Marx - O Capital

Graham T. Allison - Modelos Conceituais.