Transações monetárias – Prata, Cobre, Ouro, Dólar ...



Hoje o sistema monetário internacional é movido pelo padrão Dólar, mas ao longo da história houve várias mudanças no padrão monetário do sistema de trocas.

Nem todos os acordos monetários surgiram por meio de negociação, esses acordos monetários surgiram por meio espontâneo como resultado de decisões individuais de países condicionados pelas decisões anteriores de seus vizinhos e por herança histórica.

Ao longo da história da humanidade diferentes nações utilizaram diferentes padrões metálicos como moeda para transações, utilizou-se prata, cobre bronze, ouro e pedras preciosas.

No período medieval é que a moeda de ouro passou a ser utilizada como moeda mais comum para a realização de transações entre diferentes nações.  Apesar disso a prata continuou a predominar no uso cotidiano.

No inicio do século XIX a Grã Bretanha era o único país a adotar plenamente o padrão ouro. Diferente os Estados do Centro e Oeste da Europa como os Estados Alemães (antes da unificação), Império Austro Húngaro, Rússia, Escandinávia e Extremo Oriente praticavam padrões prata.

Nos países de padrão bimetálico como a França, não era fácil manter a circulação simultânea das duas moedas, pois isso fazia com que ocorresse um jogo “especulativo” por troca de moedas de um país para o outro.


Vendo as diversas mudanças na moeda responsável pela transação entre os Estados, será que futuramente não haverá novas mudanças no sistema de transações internacional do Dólar para outra moeda?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 5 - Karl Marx - O Capital

Capítulo 4 - Karl Marx - O Capital

Graham T. Allison - Modelos Conceituais.