Porque quanto menor a produtividade do trabalho, mais concentrada esta a população no setor primário?



Para que uma sociedade desenvolva os seus meios de produção e não se limite apenas à produção do setor primário é necessário que se tenha a produção de um excedente, ou seja que se produza além do necessário para a subsistência e consumo mediato a fim de liberar trabalhadores para a execução de novas tarefas na sociedade.
Quanto menor for  a concentração de trabalhadores no setor agrícola de um país, maior será o seu nível de desenvolvimento econômico, produtivo e de conhecimento em novas tecnologias.
As ferramentas surgiram para facilitar o trabalho das pessoas, garantir um excedente de produção, diminuir o desgaste e o tempo necessário na execução de tarefas. Desta forma, quanto maior for o desenvolvimento tecnológico em novos meios de produção, menor será a concentração da população na produção do setor primário e menor será a participação da economia agrícola na constituição do PIB do país.
Os EUA e o Brasil, por exemplo, atualmente são os maiores produtores agrícolas do mundo, no entanto a produção agrícola nos EUA constitui apenas 1% de seu PIB, enquanto que no Brasil esse setor representa 10% do PIB. Isso mostra que os EUA possuí um desenvolvimento tecnológico de novos meios de produção mais avançado do que os existentes no Brasil, liberando uma quantia maior de trabalhadores estadunidenses para atuarem em outras atividades nos setores de produção secundário, e terciário com maior enfase.
Quanto maior o nível de desenvolvimento tecnológico de produção de um país, maior será a concentração de trabalhadores na área de Serviços, ou seja, o setor terciário.
Diferente, países como exemplo a Jamaica e o Haiti, por fatores políticos e históricos, estes não desenvolveram as suas ferramentas e tecnologias da mesma forma, por este motivo estes países possuem um alto grau de concentração de trabalhadores no setor primário limitando a liberação de trabalhadores para utilizarem o seu tempo para a criação de novas ferramentas, tecnologias capazes de liberarem mais trabalhadores para novas atividades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 5 - Karl Marx - O Capital

Capítulo 4 - Karl Marx - O Capital

Graham T. Allison - Modelos Conceituais.